.:[Vistosetc.wordpress.com]:.


PF faz operação no Rio Grande do Norte e na Paraíba contra fraude em licitações
13, junho, 2008, 7:07 am
Filed under: 1

Segundo a PF, valor dos contratos fraudados desde 2005 pode superar R$ 36 milhões.
Operação Hígia investiga irregularidades na área da saúde.

A Polícia Federal realiza nesta sexta-feira (13) a Operação Hígia para desmantelar uma suposta quadrilha que realizava fraudes em licitações da área de saúde nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. O valor dos contratos fraudados desde 2005 pode ser superior a R$ 36 milhões.

 

Segundo a PF, 190 agentes cumprem 13 mandados de prisão e 42 de busca e apreensão. Um mandado de prisão e dois de apreensão serão cumpridos na Paraíba e os demais no Rio Grande do Norte.

Entre os mandados de prisão está um para o assessor parlamentar Lauro Maia, filho da governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria. A Polícia Federal não confirmou se o mandado foi cumprido.

De acordo com a polícia, a suposta quadrilha atuava para celebração de contratos ilícitos na área de saúde. Teria ocorrido corrupção de agentes públicos e tráfico de influência para contratações emergenciais. Dessa forma, os integrantes do suposto esquema desviavam verbas públicas. A PF afirma em nota que constatou tráfico de influência por agentes políticos do Rio Grande do Norte.

A PF informou que os presos poderão responder pelos crimes de falsidade ideológica, peculato, corrupção, prevaricação, tráfico de influência, fraude à licitação, dispensa indevida de licitação, patrocínio de interesse privado e prorrogação contratual indevida. As penas isoladamente variam de 3 meses a 12 anos de prisão e podem chegar ao máximo de 65 anos.

A operação tem esse nome – Hígia – porque, na mitologia grega, ela era a deusa da saúde e da limpeza. A Polícia Federal concederá entrevista para falar sobre a operação às 10h.

Fonte: G1.com.br

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: